top of page

Karolina Zofia Lewandowska

         Karolina Zofia Lewandowska nasceu em 21 de abril de 1917, no Vilarejo de Lauerz, no cantão de Schwyz, na Suíça, filha de Alois Brusa e Karolina Schilter Brusa. Teve uma irmã, Bertha Beeler.

 

        Morou e passou sua infância no vilarejo de Steinen, no cantão de Schwyz. Casou-se em 3 de outubro de 1946, no civil, em Steinen, com o polonês Waclaw Marian Lewandowski, Senhor Mário, como mais tarde ficou conhecido, e no religioso no Santuario e Mosteiro de Madonna Del Sasso, em Locarno na Suíça, somente, na presença de dois frades capuchinhos.

        Teve quatro filhos e sete netos, o mais velho, Ricardo Lewandowski, atual integrante do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Superior Tribunal Eleitoral, que também foi Secretário de Assuntos Jurídicos do Município de São Bernardo do Campo.

        Dona Karolina iniciou sua vida de casada no Rio de Janeiro, em 1947, tendo participado com seu marido na constituição de uma empresa importadora de bicicletas.

        Em 1950, acreditando que deveriam contribuir para o progresso do País, que os tinha recebido de braços abertos, construíram, sempre lado a lado, uma fábrica em São Bernardo do Campo, que chegou a produzir mais de 1000 bicicletas por dia, e aproximadamente igual número de máquinas de costura, além de cerca de 400 peças para várias montadoras de automóveis que acabavam de instalar-se no Município, sempre preocupados com o bem estar de seus colaboradores.

         Em reconhecimento de seus esforços, ambos receberam das mãos do Presidente Dutra a nacionalidade brasileira em 1951.

        Em 1952, o casal mudou-se definitivamente para São Bernardo do Campo, mais precisamente para o Bairro Demarchi, onde Dona Karolina viveu até a sua morte, em 9 de setembro de 2010, cercada pela família, amigos e vizinhos.

        Dona Karolina era uma pessoa perfeitamente integrada na comunidade que escolheu para viver, dedicando todas as suas energias a obras de benemerência e à preservação da natureza.

      Um dos aspectos mais marcantes de sua personalidade foi o seu interesse pelas coisas da política, fazendo questão de votar em todas as eleições, até o final de sua existência, sempre na mesma escola no Bairro Demarchi que escolheu para viver.



 

bottom of page